Sobre

A Porthollandia é uma Câmara de Comércio entre os Países Baixos e Portugal focada nas potencialidades das relações entre os dois países.

É um conjunto de empreendedores e empresas de diversas áreas, com presença nos dois países , que pretende dar um novo passo, com uma visão renovada, numa história tão longa que é a das relações entre as duas regiões.

 

Missão

A Porthollandia é a presença física nos Países Baixos dos interesses comerciais portugueses e o ponto de contacto para investidores Holandeses em Portugal. Empreendedores, instituições, empresas, organizações de Portugal, Países Baixos e regiões que unem os dois países.

 

História

A PortHollandia é o produto de um sonho , um porto em português nos Países Baixos , desenhado por Marisa Monteiro Borsboom que uniu forças com uma empreendedora holandesa Diana Oord, para criarem um projecto que, embora se foque no comércio e negócios , tenha em atenção as comunidades em si mesmas em ambos os países e no globo, onde os a sua diáspora se encontre e ainda nas zonas de influência das suas línguas.

Ao dar o passo de se fixar na zona de Haia-Roterdão, no coração do Randstad, Marisa M. Borsboom estabeleceu então o embrião daquilo que viria a ser PortHollandia. Inconscientemente seguia o exemplo da relação entre o Porto (sua cidade natal) e Roterdão, que em 2001 sediaram a Capital Europeia da Cultura, dando origem a parcerias como a Casa da Música, símbolo contemporâneo do Porto, construído para o evento  e desenhado pela arquitetura holandesa dos OMA de Rem Koolhas.

Ao longo do tempo  as duas empreendedoras foram percebendo em profundidade os desafios de trabalhar entre os dois territórios, e do potencial que diferenças culturais e empresariais têm de se tornar oportunidades reais de investimento.

A presença física nos dois territórios e o expertise acumulado foram trazendo novos atores, parceiros, num percurso que em 2019 culmina na formalização Câmara de Comércio entre os Países-Baixos e Portugal.

Porthollandia | 2019-2021 © All Rights Reserved